Valhalla Rising


Hoje falo aqui de um filme muito especial, este Valhalla Rising é um filme de Nicolas Winding Refn, um realizador que estou a seguir com alguma atenção e que fez o "Bronson" de que já aqui falei.
Parece me que o referido Nicolas Winding Refn pode bem ser o próximo Stanley Kubrick tal a profundidade e a maneira dissimulada com que apresenta a violência e a natureza do homem nos seus filmes.
Quanto a este filme em particular em que a conjugação entre as imagens frias e de pouco contraste, a quase ausência de diálogo durante a 1ª hora e a violência perturbadora e de um realismo brutal, fazem com que este filme não deixe o publico respirar.
A recriação do ambiente do filme está tão bem realizada que desafio alguém a ver  sozinho este filme e não sentir uma estranha sensação de solidão e de unidade com o mesmo.
Quanto à historia em si, trata de um escravo mudo e com força sobrenatural que foge dos seus donos Escoceses para se juntar a um grupo de Vikings onde é forçado a torturar e matar, sempre guiado por uma sede de vingança.
Mads Mikkelsen prova nos que é um actor muito especial e carismático.
Poderei estar enganado mas alguém em breve vai dizer que este filme é uma obra-prima do cinema.

Consultem:


2 comentários:

Luís disse...

Acabei de ver o filme e é tal como dizeste no teu post, sente-se uma solidão no filme pela maneira como o realizador o filma.
Apesar da esparsa presença de diálogo durante o filme e ausência de fala do protagonista, não deixa de ter uma narrativa sólida.
A minha crítica é que o final foi demasiado antagónico para o meu gosto.
Um bom filme para quem gosta de apreciar técnicas de cinematografia
Dou-lhe 7/10.

Eduardo Pais disse...

Concordo plenamente caro Luís apesar de não haver dialogo a narrativa é solida.

 
Copyright © Filmes Diferentes
Design by Eduardo Pais